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segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mapa de Risco - Elaboração e Conceito



O QUE É?

Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou se
torial), capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.

Tais fatores têm origem nos
diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, supr
imentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.)”.

PARA QUE SERVE?• Serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa.
• Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa.
• Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estim
ular sua participação
nas atividades de prevenção.

COMO SÃO ELABORADOS OS MAPAS?• Conhecer o processo de trabalho no local an
alisado: os trabalhadores: número, sexo, idade, treinamentos profissionais e de segurança e saúde, jornada; os instrumentos e materiais de trabalho; as atividades exercidas; o ambiente.
• Identificar os riscos existentes no local analisado, conforme a classificação específica dos riscos
ambientais.• Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia. Medidas de proteção coletiva; medidas de organização do trabalho; medidas de proteç
ão individual; medidas de higiene e conforto: banhei
ro, lavatórios, vestiários, armários, bebedouro, refeitório, área de lazer.• Identificar os indicadores de saúde, queixas mais freqüentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos, acidentes de trabalho ocorridos, doenças profissionais diagnosticadas, causas mais freqüentes de ausência ao trabalho.
• Conhecer os levantamentos ambientais já realiza
dos no local.• Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o layout da empresa, indicando através de círculos:
  • O grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada.
  • O número de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do círculo.
  • A especificação do agente (por exemplo: químico - sílica, hexano, ácido clorídrico; ou ergonômico-repetitividade, ritmo excessivo) que deve ser anotada também dentro do círculo.
  • A intensidade do risco, de acordo com a percepção dos trabalhadores, que deve ser representada por tamanhos proporcionalmente diferentes de círculos.
  • Quando em um mesmo local houver incidência de mais de um risco de igual gravidade, utiliza-se o mesmo círculo, dividindo-o em partes, pintando-as com a cor correspondente ao risco.
  • Após discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores.

                                                                                                                                       Fonte:(http://segurancaemeioambiente.blogspot.com/)

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